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Novas edições de Carlos Drummond de Andrade publicadas pela Record

Reunindo crônicas, contos e poemas de Drummond, O poder ultrajovem retorna em novo projeto, com posfácio de Antonio Prata.

 

A versatilidade de Carlos Drummond de Andrade fica mais que evidente em O poder ultrajovem, livro reunião de textos publicados na imprensa no final da década de 1960 e início da década de 1970. Publicado originalmente em 1972, este livro mostra a enorme pluralidade e incrível capacidade criativa de Drummond também na prosa. Trata-se de um verdadeiro deleite para os fãs de Drummond e de literatura em geral.

Nos 77 textos que compõem esta coletânea, o autor mineiro apresenta um repertório vasto — da mais alta cultura à percepção minuciosa da realidade brasileira nos anos 1960 e 1970. Um tempo também marcado pela dicotomia entre a ditadura militar e o “desbunde” cultural.

Transitando com desenvoltura pela crônica, pelo conto e, claro, pela poesia, o escritor muitas vezes mistura tudo, borrando as fronteiras dos gêneros literários. A começar pelo título do livro, Drummond apresenta uma visão esperançosa da rebeldia juvenil. E seu olhar amplo ? regra geral de todo bom cronista ? alcança absolutamente tudo: do preço do chuchu à pauta de costumes, passando pelas enchentes de verão, por um curioso caso de doação de elefante e por uma comovente homenagem à amiga Cecília Meireles. Tudo isso com humor, ironia e leveza.

Fato é que O poder ultrajovem capta com maestria o espírito daquele tempo, com sua moral, gírias e astral. Faz jus à tradição da crônica, o mais brasileiro dos gêneros literários, ao fotografar uma geração, com suas belezas e contradições. Alguns dos jornais que publicaram esses textos já não existem mais, assim como o Brasil retratado neles. Isso pouco importa. Os textos de O poder ultrajovem resistem à passagem do tempo, mostrando as diversas facetas de um país pelo olhar generoso e perspicaz deste gênio chamado Carlos Drummond de Andrade.

As novas edições da obra de Carlos Drummond de Andrade têm seus textos fixados por especialistas, com acesso inédito ao acervo de exemplares anotados e manuscritos que ele deixou. Em O poder ultrajovem, o leitor encontrará o posfácio do escritor Antonio Prata; bibliografias selecionadas de e sobre Drummond; Na época do lançamento, uma cronologia dos três anos imediatamente anteriores e posteriores à primeira publicação do livro.

Bibliografias completas, uma cronologia de vida e obra do poeta e as variantes no processo de fixação dos textos encontram-se disponíveis por meio do código QR localizado na quarta capa deste volume.

Primeiro volume da reunião de poemas memorialísticos de Drummond, Boitempo I: Menino antigo retorna em novo projeto, com posfácio de Carlos Bracher.

 

Originalmente publicada por Drummond em três volumes, em 1968, 1973 e 1979, a série Boitempo parece endossar, não sem ironia, dois de seus versos mais simples: Viver é saudade / prévia. Ao compô-la, o poeta admitia que voltava a ser criança em Itabira, e com volúpia, embora uma voz não nomeada o exortasse, desde sempre, a calar tais lembranças bobocas de menino.

Não calou. Ao revisitar o passado, alegou que apenas escrevia o seu presente. Na verdade, foi além. Recordando as impressões de infância no mundominas, também deixou registrada parte da biografi­a de um Brasil de essência escravagista e predatória. A agritortura, o garimpo, o comércio, tudo admirava o pequeno Carlos, atento às vontades daquilo que talvez já identifi­casse como privilégio e propriedade, aliás, Drummond dá esses títulos a dois poemas aqui reunidos.

Carlos floresceu sob a influência das leis arcaicas que ainda regiam, no início do século XX, as relações entre sociedade e natureza, fé e moral, terra e riqueza, fazenda e família. Cresceu admirando-se do poderoso avô coronel; do pai pecuarista, que ao fi­lho ensinou o medo e a rir do medo; da mãe, tão mais fácil de enganar; e dos irmãos, vivos e mortos, presenças a decifrar mais tarde.

Boitempo, assim, foi o amálgama perfeito que encontrou para defi­nir sua origem híbrida, rural e de certa forma aristocrática, já que o boi, para ele, era um animal mágico fundamental, sempre a ruminar os mistérios que o nutriam: o fubá da vida moído pelo tempo, bem como suas primeiras letras e até a suspeita de que o próprio amor seria, talvez, um espetáculo / oferecido às vacas / que não olham e pastam.

As novas edições da obra de Carlos Drummond de Andrade têm seus textos fixados por especialistas, com acesso inédito ao acervo de exemplares anotados e manuscritos que ele deixou. Em Boitempo I, o leitor encontrará o posfácio do pintor, escultor e escritor Carlos Bracher; bibliografias selecionadas de e sobre Drummond; e a seção intitulada Na época do lançamento, uma cronologia dos três anos imediatamente anteriores e posteriores à primeira publicação do livro.

Bibliografias completas, uma cronologia de vida e obra do poeta e as variantes no processo de fixação dos textos encontram-se disponíveis por meio do código QR localizado na quarta capa deste volume.

Segundo volume da reunião de poemas memorialísticos de Drummond, Boitempo II: Esquecer para lembrar retorna em novo projeto, com posfácio de Heloisa Murgel Starling.

 

Em Boitempo II, Drummond se afasta da infância rural e ingressa em um mundo novo, o da tecnização forçada, onde só importa o que cada um produz ou comercializa: chapéu, gaiola, punhal, geleia, pão de queijo, caixão. O menino de Itabira, porém, nada fabrica: apenas assiste às fabricações.

É desse ponto de vista, de observador desconfi­ado, que vemos o progresso en­fim chegar ao Brasil do interior, impondo suas multas e restrições: é proibido galopar pelas ruas de pedra, estender roupa branca entre os túmulos do cemitério, rezar alto de madrugada. Mas, então, pergunta-se o futuro poeta: Que fazer, para não morrer de paz?

Carlos é mandado à escola, deixa a casa paterna, aventura-se no trem de ferro, estuda latim e gramática, destaca-se nos panfletos estudantis, ganha o apelido de Anarquista. Os padres o expulsam do colégio, acusando-o de insubordinação mental. Rejeitado, o adolescente perde a fé. Decide deixar de ser santo para tornar-se barro e palavrão, / humana falha, signo terrestre.

Cavalgando o tempo uma cadeira ao sol, e nada mais, o poeta cresce. De repente se vê moço e solto em Belo Horizonte. Bancado pela família, frequenta a vida literária, entre os modernistas do Café Estrela e da Livraria Alves. Forma-se em Farmácia, mas apenas na moldura.

Vadia, namora e dorme. Ouve o chamado da escrita e do serviço público, torna-se redator de jornal, escreve para o Partido Republicano Mineiro, mas algo o incomoda. É a consciência suja, o remorso de ser um inconvicto escriba ofi­cial. Ele ainda cultiva em si o menino Carlos, o do segundo ginasial, que sonhava emitir clarões / de astro-rei literário. Não demoraria a acontecer. Era só uma questão de tempo.

As novas edições da obra de Carlos Drummond de Andrade têm seus textos fixados por especialistas, com acesso inédito ao acervo de exemplares anotados e manuscritos que ele deixou. Em Boitempo II, o leitor encontrará o posfácio da historiadora Heloisa Murgel Starling; bibliografias selecionadas de e sobre Drummond; Na época do lançamento, uma cronologia dos três anos imediatamente anteriores e posteriores à primeira publicação do livro.

Bibliografias completas, uma cronologia de vida e obra do poeta e as variantes no processo de fixação dos textos encontram-se disponíveis por meio do código QR localizado na quarta capa deste volume.

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