“Eros – o doce amargo” (Bazar), Anne Carson

Eros, o doce-amargo, livro referencial de Anne Carson, uma das mais celebradas autoras da atualidade, chega finalmente ao Brasil apresentando um panorama das leituras sobre o amor, da Grécia antiga à literatura moderna.

Anne Carson é conhecida por esgarçar as linhas que definem os gêneros literários. Eros, o doce-amargo é o seu primeiro livro de crítica literária, resultado de sua tese de doutorado, e se tornou um clássico, mesclando ensaio, teoria e poesia.

“Safo foi a primeira a chamar Eros de ‘doce-amargo’. Ninguém que já se apaixonou discorda. O que significa essa palavra?”, se pergunta Anne Carson. A resposta é a investigação que a ensaísta e poeta canadense empreende nesta obra, perscrutando o conceito de “eros” a partir da Grécia antiga e evocando referências da poesia, filosofia, literatura, história e psicanálise ao longo dos séculos. Assim, Carson produz um panorama sobre as interpretações do amor, analisando em uma abordagem ao mesmo tempo profunda e espirituosa o caráter duplo e ambíguo do sentimento erótico.

A doçura de Eros é inseparável da sua amargura, e cada qual participa, de uma maneira ainda não óbvia, da nossa vontade humana por conhecimento. Parece haver alguma semelhança entre o modo como Eros age na mente de quem ama e o modo como o conhecimento age na mente de quem pensa.– Anne Carson

ISBN: 78-6584515222
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 264
Ano: 2022
Projeto gráfico: Luciana Facchini

Tradução: Julia Raiz
Revisão técnica: Emanuela Siqueira

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram

NEWSLETTER: RECEBA NOVIDADES

© Copyright, 2023 - Revista Piparote
Todos os direitos reservados.
Piparote - marca registrada no INPI

plugins premium WordPress