O Liceu das Vozes : educação e o moto contínuo da vida
O poeta e escritor recifense, Estevão Machado, lançou recentemente seu mais novo livro de poemas, “O liceu das vozes” – editora Urutau (2024).Nele, Estêvão centra o fazer poético numa espiral de experiências que acompanham o homem e seu aprendizado, em uma crítica contundente à educação voltada ao mercado e a lógica tecnicista.
A filósofa catalã Marina Garcés nos diz que a “educação é o substrato da convivência, oficina de onde se experimenta as formas de vida possíveis”. Qualquer modelo de ensino que quebre a aliança de saberes em prol de tecnicismos para uma hegemonia econômica é um ataque ao ato de educar; por conseguinte, à convivência, à sociedade.
Assim, O “liceu das vozes” reúne poemas de caráter interpretativo e posicional de Estêvão Machado, apresentando referências dos nossos aprendizados, do cotidiano mas com uma linguagem que entrega expressões para que o leitor descubra conexões dentro da obra.
isbn: 978-65-5900-617-5
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14×19,5 cm
páginas: 76 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2023
edição: 1ª
Estêvão Machado
Nasceu em Recife, 1979. Cresceu em Olinda e formou-se em arquitetura e urbanismo pela UFPE. Seu primeiro livro de poemas, Perspectivas da Escarpa (2022) foi publicado de forma independente. Teve artigos publicados no Diário de Pernambuco e possui poemas editados na Antologia Conexões Atlânticas (2018) com poetas de países lusófonos, editado em Portugal, e na Antologia do Concurso Nacional de Novos Poetas (2013) obteve menção honrosa. O liceu das vozes (2024) é seu segundo livro e foi lançado pela Urutau.