Nesta obra fundadora da ciência política moderna, escrita em 1513, o filósofo florentino Nicolau Maquiavel elabora um dos mais contundentes tratados sobre como governar. Embora à sua época Maquiavel tenha sido considerado frio e calculista pela Igreja católica — e posteriormente tenha tido seu nome transformado num adjetivo com esse teor —, O príncipe é um clássico atemporal que ganha com esta edição uma nova tradução junto à correspondência completa do autor com dois amigos diplomatas, Francesco Vettori e Francesco Guicciardini.

Enquanto no tratado principal Maquiavel estabelece os conceitos basilares de “fortuna” e “virtude” e discorre sobre o comportamento e as qualidades que um estadista deve ter, nas cartas vê-se em que contexto nascem essas ideias, e o que o filósofo desejava com elas ao dedicá-las ao duque de Urbino, Lorenzo de’ Médici. Mas não só: nas epístolas notam-se os detalhes sociais, íntimos e até financeiros, além das provocações particulares deste pensador que ficou equivocadamente conhecido pela máxima “os fins justificam os meios”.

Assim, no contraste entre obra e correspondência, percebe-se a clara divisão entre vida pública e privada, muito embora ambas sempre estejam permeadas pela política. Num mundo ainda governado por homens que com frequência extrapolam os limites de suas funções e territórios, renova-se a importância de um livro que aborda a melhor forma de conduzir os assuntos públicos internos e externos, o papel dos exércitos e das leis, assim como a relação entre dirigente e dirigidos. Ler O príncipe hoje é retomar a relevância dos assuntos políticos para o cotidiano do cidadão, bem como ter um norte do que se espera de um chefe de Estado.

Título original

Il principe / Lettere a Francesco Vettori e a Francesco Guicciardini / Ghiribizzi al Soderini

Aprentação, tradução e notas

Emanuel França de Brito

Pósfácio

Flávia Benevenuto

Capa

Alles Blau

páginas

504

Formato

13,5 x 20 cm

ISBN

9786560001435

ISBN Digital

9786560001442

Data da publicação

10/11/2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram

NEWSLETTER: RECEBA NOVIDADES

© Copyright, 2026 - Revista Piparote
Todos os direitos reservados.
Piparote - marca registrada no INPI